quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Dr. Isaías Coelho, o herói do Sertão

                                                                                                            

        Ele era um filósofo, um profeta ou um santo? Era isso e muito mais, o Dr. Isaías Coelho. Durante quase meio século foi o maior nome da medicina do sertão do Piauí. Homem simples, bom e caridoso, tornou-se ídolo de seu povo. Hoje, 50 anos depois de seu falecimento, ele continua vivo na saudade de seus contemporâneos e na memória dos filhos de Simplício Mendes e dos municípios da região.


      Um breve perfil biográfico


       Isaías Rodrigues Coelho nasceu no dia 20 de outubro de 1890, no povoado Lagoas, então município de Oeiras, depois incorporado ao de Simplício Mendes. Fez os cursos ginasial e superior na Bahia, de 1904 a 1913. Formou-se em Medicina em 27 de dezembro de 1913.


    Apesar dos apelos para continuar na metrópole, onde se destacara como aluno da tradicional Faculdade de Medicina da Bahia, voltou, no ano seguinte, para sua pequena Simplício Mendes. E lá ficou para o resto da vida, depois de montar seu consultório. Só se ausentou da cidade para atender pacientes em outros municípios do Piauí ou em visitas periódicas que fazia a Salvador, então centro da cultura médica dos mais adiantados do país.



     Sua fama de médico correu o Piauí, a Bahia e Pernambuco. Quando de suas passagens por Petrolina, com destino a Salvador, tinha que demorar-se dias seguidos, para atender os muitos pacientes que, tomando conhecimento, com antecedência, através de informações de pessoas amigas, da realização da viagem, aguardavam-no e, esperançosos, recorriam ao médico piauiense, em quem tanto confiavam.



     Na política local, era uma espécie de fiel de balança: ganhava sempre aquele que contava com o seu apoio. Nunca aceitou qualquer cargo público. Se quisesse, teria sido prefeito de Simplício Mendes toda vez que se candidatasse.


 O Dr. Isaías Coelho morreu na noite de 21 de janeiro de 1960, em Teresina, depois de sofrer um infarto em Simplício Mendes, sua terra natal. Ele foi transportado para a capital em avião fretado, na manhã do mesmo dia. Morreu no Hospital Getúlio Vargas, onde seu coração, cansado de luta, parou de vez, após quase 50 anos ininterruptos e intensivos de medicina, profissão a que se entregou como a um sacerdócio.


       Seu corpo foi trasladado no dia seguinte para Simplício Mendes, onde foi sepultado sob forte comoção popular. Daí se seguiram as homenagens póstumas dos filhos da terra ao seu conterrâneo mais ilustre. Em 1962, inaugura-se na terrra-berço o Ginásio Isaías Coelho e, em 1963, cria-se o município de Isaías Coelho, com sede no povoado Tamboril, desmembrado de Simplício Mendes e instalado no ano seguinte. 



            Outras homenagens se seguiram: em 9 de julho de 1964, inaugura-se a praça Isaías Coelho, a principal de Simplício Mendes, com uma estátua do homenageado. Em 1990, na passagem do centenário do seu nascimento, as Prefeituras de Isaías Coelho e de Simplício Mendes e o Instituto Histórico de Oeiras publicam o livro “Isaías Coelho – o centenário de um mestre” e, em 2006, o engenheiro José Mendes de Sousa Moura publica o livro “Isaías Coelho – o Esculápio do Sertão”, com apoio da Universidade Federal do Piauí e da Academia de Medicina do Piauí.


              Estátua do Dr. Isaías Coelho, encravada na praça de igual nome, Em Simplício Mendes-PI





Zózimo Tavares. Editor-chefe do Diário do Povo – reportagem publicada em 21.01.2010

3 comentários:

  1. Sou do Piauí, de Itainópolis e quando criança ouvia muitas histórias sobre o Dr Isaías Coêlho, como um fenômeno da medicina daquel sertão e virou um mito. Fala-se muito da sua inteligência, coragem e capacidade de resolução em momentos de grandes pressões. Gostaria até de saber onde poderei encontrar o livro do Dr. José Mendes?

    ResponderExcluir
  2. Minha avó,tias e tios-avós e uma tia-bisa sempre falavam histórias dele.Contavam também que éramos parentes,estou estudando para saber o nosso parentesco

    ResponderExcluir
  3. Eu nasci em 1949 no cujo povoado de Tamburil que apos o falecimento do dr Isaias Rosrigues Coelho . Tamburil passou a ser Cidade Isaias coelho. Eu pequeno acompanhei todos esses acontecimentos . Forao muitos fatos importantes na casa de meu pai era constantimente pessoas pobres doente que dormia q vinha de lonje a cavalo p consulta ou se tratar ai o dr dava ospedagem e tudo q precisasse e nada era cobrado caso fosse pobre e nunca quiz ser politico. O meu vo tinha o mesmo sobrinome Salomao Rodrigues Coelho era parente .

    ResponderExcluir

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!