sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Vale a pena investir em uma DSLR?


Vale. Se você gosta de fotografar, vale cada centavo. Principalmente se você é uma daquelas pessoas que gostam de ter o controle. Minha vida é um descontrole só, mas em fotografia eu gosto de manter tudo sob meu domínio: O que vai ficar “borrado”, o que vai ficar em foco, se “low key”, se “high key”, se ‘backlight’, se uma infinidade de possibilidades que você decide.
Tá, compactas avançadas podem te dar um pouco disso, mas com uma DSLR (digital single-lens reflex) tudo é mais prático e fácil e rápido. Ter uma DSLR é ter o equipamento pronto para disparo em uma fração de segundo, ela não vai te deixar na mão.



Essa é a minha “preta”:

("Pretinha, faço tudo pelo nosso amor, faço tudo pelo bem do nosso bem, meu bem")





Ela é velhinha, mas ainda cumpre bem o seu papel. É uma Canon XSI (450D) que um colega trouxe do Canadá (paguei praticamente metade do que custava no Brasil).
Comprei em 2009, poucos meses antes de vir parar aqui em Picos, e na hora era decidir: iniciar um curso de fotografia ou Nutrição.
A Nutrição ganhou o embate, mas nem por isso a fotografia ficou prejudicada, na internet pode-se estudar toda a teoria em fóruns, blogs e sites (abertura, velocidade, sensibilidade, profundidade de campo, composição, luz, blábláblá...). Na época eu aprendi muita coisa nas comunidades do Orkut (ainda existe isso?).
Flickr também ajuda muito a galera que gosta de fotografia, é possível (alguns usuários não liberam) visualizar as informações de Exif da foto e ver que configuração o fotógrafo usou para fazer aquela imagem. Lá é possível interagir com fotógrafos de todo o mundo, assim como também é possível que seu trabalho seja roubado, vá parar em algum outdoor na Finlândia e você seja lesado em seus direitos autorais mesmo que você deixe claro que suas fotos são licenciadas, mas internet é assim mesmo. Esse é o meu Flickr, está meio parado agora, sequer paguei a conta pró esse ano e por isso apenas 200 fotos são exibidas.
Alguns livros também podem te ajudar no início. De resto é ir pra rua e praticar.
Então, se você gosta de fotografar, não se importa de carregar toda uma tralha fotográfica e tem uma graninha sobrando, vá de DSLR.

7 comentários:

  1. Muito massa a arte da fotografia, posta aí pra nós algumas das suas Monik!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu samba anda meio parado, Bruna... mas vou ver o que garimpo por aqui entre as antiguinhas. Valeu pela visita!

      Excluir
  2. Vi seu Flickr, e vc tá de parabéns!!!!!arrasou massa. (Sara)

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro fotografia! Arranho tb, de vez em quando, os meus ensaios, e em breve terei um trabalho novo na praça!

    ResponderExcluir
  4. trabalho novo prof.? pra gente não né? rsrsrrsr (sara)

    ResponderExcluir

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!