sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Chocolate quente é mais gostoso quando servido em caneca laranja ou creme?


Estudos mostram que a cor do recipiente pode mudar percepção de sabor, aroma, doçura e cremosidade.



Estudo publicado na última edição do Journal of Sensory Studies demonstra que a cor de um recipiente, seja copo, xícara ou caneca, pode influenciar no sabor do chocolate quente. "A cor do recipiente onde comida e bebida são servidas pode melhorar alguns atributos como sabor e aroma", diz uma das autoras do estudo, Betina Piqueras-Fiszman, da Universidade Politécnica de Valência, na Espanha. 
Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores convidaram 57 voluntários para provarem amostras de chocolate quente servidas em copos plásticos de cores diferentes: vermelho, branco, creme e laranja. Os participantes precisavam dar as notas de um a dez para as amostras de bebida em termos de doçura, aroma, sabor e cremosidade.
Os resultados mostraram que a cor do copo tem influência significativa. A bebida servida no copo laranja foi percebida como significantemente mais gostosa do que quando servida no copo vermelho ou branco. Quanto à doçura, as bebidas servidas no copo creme receberam notas ligeiramente mais altas. Os resultados não mostraram influência da cor do recipiente sobre a cremosidade ou o aroma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!