quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

E se a nutrição errar?


Erros e irregularidades só acontecem por falta de informação, de qualificação, e até mesmo falta de respeito.
Pra você ter uma ideia se um nutricionista orientar mal um paciente com diabetes, ele pode induzir esse paciente a uma crise hiperglicêmica ou hipoglicêmica e causar lesões graves no cérebro.
Se você liberar [por falta de conhecimento] todas as frutas para um paciente renal, você vai permitir que ele coma qualquer uma e se intoxicar pela carambola por exemplo.
Se não souber avaliar um paciente no hospital, ele pode morrer por desnutrição hospitalar.
Se calcular mal uma dieta enteral ou parenteral você pode comprometer outros órgãos, e levar a morte de uma pessoa que confiou em você para se recuperar.
Paciente com cirurgia e trauma se não souber ofertar e utilizar  substratos energéticos…vai agravar ainda o estado metabólico e nutricional da pessoa.
Se não souber suplementar um recém nascido pré termo ele morre na sua mão por falta de nutrientes e forças para se recuperar, uma vida indefesa vai embora, por não ter uma nutrição adequada.
Uma dieta mal orientada para o paciente renal agrava ainda mais grau do comprometimento dos rins e equilíbrio bioquímico.
O esportista vai confiar em você para obter mais energia nos treinos e se você não souber propor uma dieta adequada para melhorar o condicionamento físico, você não consegue fazer com que ele tenha bons resultados.
Se não conseguir orientar bem uma gestante, ela pode ter um bebê com problemas que poderiam ser solucionados com uma boa orientação nutricional.
Para cuidar de idosos é preciso entender as diversas limitações que eles possuem e os diversos medicamentos que, interagindo com o alimento, tanto melhora, quanto prejudica sua saúde.
Se não souber lidar com um paciente obeso você pode piorar ainda mais suas dificuldades para emagrecimento e deixar nele um pensamento de nunca mais querer emagrecer, você pode bloquear a força de vontade por uma dieta feita de qualquer maneira, sem respeitar as limitações e as dificuldades do seu paciente.
Deixar de executar treinamentos para funcionários em UAN ou omitir informação e até mesmo não avaliar a qualidade das refeições, você corre o risco de matar muitas pessoas por uma intoxicação alimentar.
Esses erros mesmo não saindo em reportagens mostrando, não impede de estar acontecendo por ai, e se ainda não aconteceu podemos evitar pois estamos lidando com vidas.
Se tem irregularidades procure os conselhos, se por questões pessoais não esta bem com a sua profissão, se sente desestimulado, corre atrás pra se especializar, mantenha atualizado a cada momento ou então desiste de vez, mas jamais brinque de ser um Doutor(a), pois quando você veste um jaleco branco naquele momento ali, existem pessoas que confiam em você por seu trabalho e te paga por isso.
E ainda  muitos são capazes de dizer…pra que nutrição? 
A nutrição é uma das áreas mais importantes, porque conseguimos além de curar, prevenir muitas doenças causadas pela alimentação inadequada. Por isso é importante levar a sério.
Salvamos e Matamos, conseguiram compreender a responsabilidade???
Respeitar a vida é o mínimo que se pode fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!