segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Yaih, gosto se discute?

Há quem diga que "gosto é como cu, cada um tem o seu" e encerre a discussão com esta máxima. Eu penso que sim, gosto se discute e deve sim ser discutido.
O que é mesmo "gosto"? Ora, na minha humilde opinião, gosto é um conjunto de valores que temos que são definidos ao longo de nossa vida, a partir das informações que recebemos em casa e na escola, principalmente da família. As pessoas costumam dizer que não discutem gosto porque geralmente, estão fechadas e acham que a simples discussão, vai fazer com que a outra ou as outras pessoas as façam mudar de ideia ou desejem isso.
A discussão é o debate e o debate é sempre sadio, mesmo que você não mude seus valores, mas a possibilidade de confrontar outros pontos de vista é e deve ser vista como engrandecedora. Podemos até reforçar nossas crenças ou, quem sabe, rever pontos de vista. Por que não?
Estou sempre apto a discutir meus gostos e meus desgostos, acredito que isso faz parte do meu aprendizado enquanto ser humano.
É claro que isso não é tão simples e depende dos interlocutores. Uns apelam para a força ou a intimidação, outros para o sentimentalismo e por aí vai. Penso que é preciso sobriedade!
Como já disse uma vez o mestre Caetano: "...cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é..." portanto, é preciso ter sensibilidade suficiente para saber o momento de ceder ao debate e ter personalidade suficiente para sustentar seus argumentos sem a teimosia tola dos imaturos e sem a soberba fútil dos convencidos.
Discutí gosto é antes de mais nada, dar uma chance ao conhecimento, sem se curvar a outros argumentos, mas ponderando e avaliando o que possa servir para si mesmo como efeito de evolução pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! O NUTRIX espera que seus comentários inteligentes colaborem para o engrandecimento do nosso Blog!